Energia renovável para um mundo sustentável

Sempre preocupada com a preservação e uso racional dos recursos naturais, as Fazendas Reunidas Vale do Juliana (FRVJ) investiram na utilização de energia renovável. Nesse sentido, foram potencializadas as condições naturais da região, a exemplo dos altos índices pluviométricos e a grande possibilidade de associar a atividade de aquicultura, já desenvolvida nos reservatórios existentes, com geração de energia hidráulica.

A Juliana Energética, inaugurada em agosto de 2008, é composta por 3 Centrais Geradoras de Hidrelétricas – CGH’s com capacidade instalada total de 850 KW, sendo esta assim distribuída: Usina Juliana I com capacidade de 150 KW, a Usina Juliana II com 400 KW e, finalmente, a Usina Vargido com 300 KW. Inserida no cenário elétrico sustentável, o emprego das CGH’s é caracterizado por muitos benefícios ambientais, dentre os quais se destaca a não utilização de grandes áreas alagadas preservando, assim, a biodiversidade da vida silvestre da região – fauna e flora.

Além de diversificar a oferta de energia elétrica e reduzir a poluição e a emissão de gases que contribuem com o efeito estufa, a geração de energia irá atender aos produtores rurais das comunidades mais afastadas, melhorando sua produção agrícola e sua qualidade de vida, o que irá minimizar o êxodo rural da região.